Determinação vs Ganância

17-01-2013 14:13

Apesar de teoricamente parecem muito similares estas duas características são na prática bastante distintas. Enquanto a determinação é definida como sendo o acto de permanecer convicto de um objectivo, a ganância é caracterizada pela vontade de possuir somente para si próprio tudo o que se deseja, é um egoísmo excessivo direccionado principalmente para a riqueza material.

Infelizmente hoje em dia cada vez se encontra mais pessoas gananciosas do que determinadas. Podemos e devemos acreditar num objectivo e lutar nesse sentido mas isso não implica que usemos ou passemos por cima de outras pessoas. A pessoa gananciosa torna-se cega para o mundo, só vê o que deseja, não importa o caminho que tiver de seguir para alcançar, não importa que tenha de derrubar outras pessoas, tudo vale para conseguir o que deseja pois só assim será feliz. Tenho pena dessas pessoas, não no sentido de me achar superior mas de me sentir de certo modo triste pelo modo como elas “vivem” e do vazio que se apodera delas, da “felicidade” que elas procuram sem nunca alcançar pois o que realmente importa é invisível aos seus olhos.

A felicidade não está no dinheiro nem na aparência é tudo uma questão de mentalidade. Já mencionei esta frase noutros artigos e volto a fazê-lo pois acho que diz tudo.

O ser humano é de facto genial, cada dia são feitas novas descobertas lamento que nem sempre lhes demos o uso que devemos, culpamo-nos por criar coisas más quando na realidade a maldade não está nas coisas mas sim no uso que lhes damos. A evolução é a nossa natureza mas isso não implica que deixemos para trás o que aprendemos no passado. Antigamente não havia abundância, não havia riqueza material mas existia e valorizava-se a maior riqueza que existe: os valores de uma pessoa. Por vezes pergunto-me o que fizemos a esses valores? O que é feito da humildade e da honestidade? Porque nos deixámos apoderar pela ganância, inveja e falsidade? Já perdi a conta às vezes que me chamaram de ingénua por ser honesta. Chamamos nomes diferentes conforme nos dá jeito de forma a achar correctas as nossas atitudes. Moldamos o mundo a nosso gosto e achamo-nos donos de tudo, estamos em constante conflito com o mundo em vez de o abraçarmos e de vivermos em harmonia. Não existe confiança, todos são adversários para chegar a um objectivo. Não existe compaixão. Não existe solidariedade. Já não há lugar para a cumplicidade, harmonia ou confiança. No meio de tudo isto onde fica o amor? Onde fica realmente a felicidade?

A felicidade de cada um é o caminho que cada um segue. Não percebo porque teimamos em querer interferir na felicidade dos outros quando temos a nossa para tratar. Não percebo porque achamos que temos de destruir alguém para que nós sejamos felizes. Não percebo que valores são esses pelos quais nos regemos. Não percebo a sociedade na qual vivo. Afirmamos ser livres mas pergunto-vos: será que somos mesmo? Não percebo toda a monopolização que existe e que deixamos que nos domine. Deixamos que nos ditem as regras do jogo e vivemos em função dessas regras.

Deparo-me muitas vezes com pessoas a reclamar da vida e por vezes só me apetece dizer-lhes para acordarem, pararem de se lamentar e agirem, pensarem por si próprias em vez de seguir as regras socialmente impostas, para realmente começarem a viver. Sei que a vida não é tão simples assim mas também sei que muitas das vezes nós é que teimamos em complicar. Peço-vos por favor que não me julguem por ser muito nova e acharem que não sei nada da vida, que não me julguem como se me conhecessem quando na realidade seguem a ideia de um estereótipo socialmente imposto sem saber nada de mim. A maturidade não está na idade de uma pessoa mas sim no que aprendeu em cada desafio da vida.

Para sermos felizes temos de lutar, temos de querer algo e agir nesse sentido e não simplesmente dizer que sonhamos com algo. O primeiro passo para alcançarmos um objectivo é acreditar que somos capazes e realmente agir nesse sentido.

“A distância do sonho para a realidade chama-se determinação.” - Fábio Saitta

Uma pessoa determinada não é aquela que consegue tudo o que deseja mas sim a que, apesar das dificuldades que possam surgir no caminho, não baixa os braços e continua a sua luta.

“As pessoas não carecem de força, carecem de determinação. “ – Victor Hugo

A vida por vezes pode ser complicada e com imprevistos mas vale a pena ser vivida, com todos os altos e baixos que nos fazem apreciar o que realmente importa. Quem não arrisca, não luta pelo que quer não pode esperar alcançar nada, é preciso atitude. Pelo caminho podem surgir obstáculos mas cada obstáculo é uma oportunidade de aprendizagem e de fortalecimento.

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis." – José de Alencar

Outros artigos: Inocência, Educação; Crise:impacto da falta de educação financeira