O Desafio do Ano

23-11-2013 15:57

Estreia em Portugal: 12 Dezembro 2013

De acordo com o site IMDb: O Desafio do Ano atrai as melhores equipas de todo o mundo, mas os norte-americanos não vencem há 15 anos. Dante pede a Blake para construir uma equipa com os melhores dançarinos e trazer o troféu de volta a América onde tudo começou.

Na minha opinião, este filme começa como uma equipa de break-dance cujo objectivo é ganhar a batalha mundial mas não é mesmo nisso que o filme se foca, em resumo: Dante pede ao seu velho amigo Blake, conhecido pelas suas capacidades de liderança na equipa de basquetebol, para treinar uma equipa de break-dancers. Há uns anos atrás, Blake perdeu a mulher e o filho num acidente de carro e todo o seu mundo desmoronou mas quando Blake decidiu aceitar este desafio ele comprometeu-se e viu aqui a sua oportunidade para mudar a sua vida. Enquanto Dante está apenas preocupado em conseguir o troféu de volta, Blake está concentrado em conseguir construir uma verdadeira equipa. Break-dance nos Estados Unidos é conhecido pelas suas capacidades individuais e é isso que torna o papel de Blake tão vital, ele precisa de conseguir construir uma equipa e não apenas juntar um grupo de pessoas com muito talento. Blake não quer trabalhar com a equipa que Dante lhe apresenta e decidi construir uma equipa ao escolher os melhores dançarinos de todo o país. Faltando apenas 3 meses para a batalha final Blake tem muito trabalho pela frente.

Para algumas pessoas pode ser apenas um filme sobre dança e esses podem ficar decepcionados com o fim, a equipa não vence. Teoricamente essa é a verdade mas na realidade não é bem assim. Eles não venceram o troféu mas ganharam e aprenderam mais do que poderiam ter imaginado quando se juntaram pela primeira vez. Eles deixaram de acreditar apenas neles próprios e passaram a acreditar uns nos outros. Eles realmente se juntaram como uma equipa.

Uma equipa não é apenas um grupo de pessoas. Uma verdadeira equipa é quando todos os que fazem parte estão focados no mesmo objectivo. Em inglês equipa é TEAM enquanto sigla significa Together Everyone Achieves More, o que pode ser traduzido por: Juntos todos alcançam mais e esse é que é para mim o verdadeira significado de equipa.

Quando comecei a ver este filme pensei que seria apenas mais um filme de dança mas na realidade não é apenas isso, de todo e o facto de o final não ser o típico “viveram felizes para sempre” torna-o ainda melhor.

“Loucura é continuar a fazer sempre mesma coisa e esperar resultados diferentes.” – Albert Einstein

Eu acredito que o mesmo se aplica ao modo de pensar, se não houver evolução na maneira de pensar tudo o resto permanece na mesma. Fazer algo é o resultado de um processo de pensamento, tudo começa pela maneira como pensamos por isso o que quer que seja que pretendemos mudar precisamos de começar por mudar a maneira como pensamos e isso aplica-se a tudo em geral e não apenas a um troféu. 

Outras análises a filmes: Dá Tempo ao Tempo