Ano Novo, Vida Nova

31-12-2012 11:39

“Ano novo vida nova.” “Que o novo ano nos traga muitas oportunidades” Estes são alguns dos lemas de cada passagem de ano. Esperamos (ou pelo menos afirmamos esperar) muito de cada novo ano mas o que realmente fazemos para tornar esse novo ano melhor? Afirmamos querer uma vida melhor mas continuamos com os mesmos. Se não mudarmos as nossas acções não podemos esperar resultados diferentes.

“Ser feliz implica luta, implica arriscar sem ter a certeza de que as coisas vão sempre correr bem mas com a certeza de que se vai lutar para que aconteça.” (artigo: Solteiro)

Cada novo dia é uma oportunidade apesar de, infelizmente, muitos de nós transformarmos cada dia numa simples rotina monótona. Temos a oportunidade de mudar isso quando quisermos, não estamos felizes no trabalho? Tentamos perceber o que nos torna infelizes e procurar uma solução para esse problema, não conseguimos resolver o problema no trabalho, procuramos um outro trabalho. Existe uma solução para os problemas, ignorá-los não os resolve, apenas nos vai consumindo mais a cada dia, tornando-nos cada dia mais infelizes. Precisamos identificar os problemas e lidar com eles.

A realidade é que a monotonia, para muitos, se torna uma tentação, mas já tentámos perceber o que realmente nos atrai? Será segurança? Estabilidade? Na minha opinião é algo mais simples que tudo isso, temos medo, medo de arriscar, medo de fraquejar e é isso que realmente nos impede de conseguir tudo aquilo que desejamos. Conformamo-nos com o que temos, quer dizer na realidade não nos conformamos, porque se realmente o fizéssemos não nos sentiríamos tristes com a vida que temos, se realmente nos conformássemos, aceitaríamos as escolhas que fizemos/fazemos e viveríamos de acordo com isso. A realidade é que não nos conformamos, queremos mais, queremos um emprego melhor, uma casa nova, um carro novo, ou qualquer outra coisa, e o que nos impede de conseguirmos isso é simplesmente o facto de não tentarmos alcançar, deixamo-nos dominar pelo medo. Perdemo-nos de nós próprios com tanto medo, perdemos a noção do que nos rodeia e do que realmente é a realidade.

“Descobrimos a felicidade quando nos permitimos descobrir a nós próprios.” (pensamentos)

Está na altura de olharmos à volta e realmente percebermos o que é a nossa vida, que escolhas temos feito e qual o rumo que estamos a seguir, e se não nos sentirmos felizes com esse rumo, começarmos hoje mesmo a fazer novas escolhas. A felicidade está ao alcance de cada um de nós em cada escolha que fazemos. Está na altura de lidar com a realidade, de parar de nos escondermos de nós próprios, de aceitar as escolhas que fizemos no passado e de tomar uma atitude no presente. O futuro será uma consequência do presente, das escolhas que fizermos hoje mesmo. Está na altura de arriscarmos e de lutarmos pelo que realmente queremos.

“ A coragem não é a ausência do medo mas sim a força de o enfrentar.” (pensamentos)

Por isso meus amigos, desejo sinceramente que o novo ano seja um óptimo ano para cada um de nós mas lembrem-se que depende de cada um o quão óptimo ele será. O meu grande desejo é que arrisquemos, que a força de lutar seja superior ao medo de fraquejar.

Um novo ano, 365 dias de novas oportunidades, o que vamos fazer com elas? ;)

Outros artigos: Acreditar; Desabafo da minha luta; Oportunidades