Destino

21-07-2013 15:37

Nascemos com o “destino traçado”, pelo menos é isso que nos fazem acreditar, que está tudo decidido e que não temos escolhas a fazer sobre a nossa própria vida. Mas a realidade não é essa, é a nossa vida e depende apenas de nós o destino que vamos seguir. Vamos crescendo e ouvimos diferentes conselhos de diferentes pessoas, é tanta informação e em grande parte contraditória que ficamos sem saber o que é certo ou errado mas independentemente dos conselhos que ouvimos só existe um conselho certo: acredita em ti próprio e segue o teu instinto.

"Não sonhes a tua vida; vive o teu sonho" - Mark Twain

Não percebo porque achamos sempre que não temos coragem nem capacidade suficiente para alcançar os nossos sonhos. Temos dentro de nós toda a capacidade que precisamos para alcançar os nossos sonhos então porque desistimos ainda antes de tentar?

 

“Limites tal como o medo são normalmente apenas uma ilusão” Michael Jordan

A imaginação é o tesouro mais valioso que possuímos e acho de uma enorme crueldade que nos tentem reprimir de o usar e isso começa bem em pequeninos. Em miúdos dizem-nos que não podemos acreditar em nós próprios e nos nossos sonhos, que tudo não passa de uma simples ilusão. Dizem-nos que nem sempre temos a sorte de fazer aquilo que gostamos. Não é uma questão de sorte encontrar aquilo que amamos fazer é apenas uma questão de experimentar. Não sabemos o quanto gostamos de fazer algo até experimentarmos.

“A imaginação é mais importante que o conhecimento” – Albert Einstein

Que diferença faz a nossa vida se somos todos iguais? Se todos pensamos o mesmo? Se todos temos os mesmos objectivos? É a nossa individualidade que nos torna interessantes e é isso que faz de nós humanos. Duas pessoas ao ler a mesma frase retiram dois significados diferentes. Somos seres singulares, por muitas semelhanças físicas e psicológicas que possamos ter, não existem duas pessoas iguais porque a nossa mentalidade, tal como as impressões digitais, é singular. O conselho que 10 pessoas te deram não é mais correcto do que o que apenas 1 pessoa te deu. Certo ou errado depende apenas da nossa mentalidade, o que é errado para ti pode não ser para mim. O mais importante é ouvirmo-nos a nós próprios, ao que nós queremos e ao que nós acreditamos.

Para alcançarmos o que queremos precisamos apenas de uma coisa, acreditar. Acreditar em nós próprios, não importa os outros, se realmente queremos algo temos de acreditar e lutar por isso. Todos os dias encontraremos pessoas que nos dirão que não seremos capazes e que estamos a desperdiçar o nosso tempo. Mas desperdiçar tempo é ignorar a nossa vontade e viver uma vida que não queremos. Essas vozes negativas vêm, não de quem sabe da vida mas, de quem nunca foi corajoso o suficiente para seguir a sua própria vontade. Aqueles que nos dizem que não somos capazes não o dizem porque realmente acham que não somos mas sim porque se realmente formos capazes significa que eles também poderiam ter alcançado o sonho deles mas que não foram capazes de arriscar. São invejosos por cobardia.

Existem vários livros e vídeos motivadores lidos/vistos por milhões de pessoas e no entanto apenas uma pequena percentagem de pessoas realmente segue o seu instinto e faz o que ama fazer. Podemos ver o vídeo mais motivador do mundo com histórias verdadeiramente inspiradoras e frases que ficam no ouvido mas o que faz a diferença é a atitude, de nada importa assistir a 100 vídeos motivadores se não tomamos nenhuma atitude.

Em geral existem dois tipos de pessoas: Os que seguem o seu sonho independentemente das vozes que o rodeiam e os que seguem a vida que os outros lhe indicam.

E agora eu pergunto, que tipo de pessoa és tu? É esse o tipo de pessoa que queres continuar a ser? Se queres continuar a ser, continua, mas aceita a escolha que fizeste e não apontes os outros como culpados pois o único culpado pela nossa felicidade ou infelicidade somos nós próprios. Se não queres continuar a ser esse tipo de pessoa apenas digo uma coisa, segue o teu instinto, faz o que tu queres independentemente das vozes que te rodeiam. Tu tens o controlo sobre a tua própria vida ainda que por vezes deixes que sejam os outros a ter controlo sobre ti.

A vida é feita de escolhas e a escolha é sempre nossa, quer sejamos nós a decidir ou a deixar que alguém decida por nós. Não podemos esperar pelo nosso destino, temos de criar o nosso próprio destino.

“A única pessoa que você está destinado a tornar-se é a pessoa que você decidir ser” – Ralph Waldo Emerson

Outros artigos: Oportunidades; A minha intenção por trás deste projecto