Diferença entre ser contra ou a favor

25-07-2013 21:34

Apesar do que possamos pensar a vida é na realidade bastante simples, somos aquilo em que acreditamos, seja em algo positivo ou negativo, portanto, ser contra algo não é o mesmo que ser a favor do oposto.

“Aquele que diz que consegue e aquele que diz que não consegue estão normalmente ambos correctos” - Confúcio

Precisamos de pensar e agir de acordo com o que acreditamos. Se acreditamos no amor, temos de partilhar o amor mas não devemos ser contra o ódio ou a indiferença. Ser a favor da paz não é o mesmo que ser contra a guerra. Em vez de sermos contra a guerra, sejamos a favor da paz. Em vez de sermos contra a indiferença, sejamos a favor da igualdade. Em vez de sermos contra o desprezo, sejamos a favor do respeito.

Mais importante que dizer que somos a favor de algo é realmente agir de acordo com isso, não faz diferença nenhuma dizer que somos a favor da igualdade se nós mesmos não somos um exemplo disso. O mundo reflecte o que fazemos com ele, por isso, como podemos querer acabar com a guerra se o modo como lutamos contra a guerra é criando mais guerra? Em vez disso deveríamos ser um exemplo de paz e partilhar a paz. Precisamos de cultivar no mundo o que queremos ao invés de tentarmos lutar contra o que não queremos.

“Sê a mudança que desejas ver no mundo” – Mahatma Gandhi

Acredito que o nosso maior desafio neste momento é não acreditarmos em nós próprios e no que podemos alcançar se realmente acreditarmos. É essa a mudança mais importante que precisamos de fazer neste momento: mudar a nossa maneira de pensar. Não depende apenas dos outros para as mudanças acontecerem, depende de todos nós. Cada um de nós pode fazer a diferença. Não podemos mudar tudo de um dia para o outro, mas precisamos de acreditar que conseguimos e realmente começar a agir nesse sentido. Precisamos de acreditar e de nos juntar com pessoas que acreditam no mesmo e juntos alcançamos melhor. Olhemos para a nossa história, quando todas as grandes mudanças aconteceram; qual foi o factor comum em todas elas? As pessoas estavam unidas pela mesma causa. As pessoas lutavam pelo mesmo objectivo. É isso nós que precisamos, de nos unir e de juntarmos juntos pelo mesmo. E não me refiro obviamente a uma guerra de armas mas sim de acções, pacíficas mas determinadas.

Não é tarde demais para mudar alguma coisa; não podemos mudar o passado mas podemos começar agora mesmo a fazer as mudanças que queremos para o nosso futuro. Nada muda se não acreditarmos que podemos mudar. Se não fizemos nada aí sim nada muda. Resultados são consequências das acções que tomamos. Como podemos esperar resultados que não agimos? Mas assim somos nós neste momento; esperando a paz mas cultivando a guerra. Não podemos plantar cenouras e esperar colher cebolas, por isso como podemos esperar colher a paz se cultivamos a guerra?

Precisamos de começar a agir de acordo com o que queremos e acreditamos. Não podemos esperar que os outros lutem por aquilo que nós queremos, se nós queremos temos de lutar nós próprios por isso. Existem objectivos pessoais e objectivos comuns, só existe uma pessoa que pode lutar pelos objectivos pessoas e essa pessoa é cada um de nós, mas pelos objectivos comuns todos nós precisamos de lutar. Todos nós precisamos de acreditar e unir-nos pela mesma causa. O poder não está só não mãos dos outros, está nas de todos nós, esse poder é acreditar. O que quer que verdadeiramente acreditamos torna-se realidade. Acreditar não é simplesmente dizer que acreditamos em algo, as nossas acções precisam corresponder com as nossas crenças.

“Acreditando apaixonadamente em algo que ainda não existe, nós criamos isso. O inexistente é tudo o que nós não desejamos o suficiente.” – Franz Kafka

Outros artigos: Desabafo da minha luta