Gratidão

09-08-2012 20:00

Gratidão é uma emoção que envolve um sentimento puro de dívida emotiva para com outra pessoa acompanhada normalmente pelo desejo de ajudar também essa pessoa. Não no sentido de ter obrigação de ajudar de volta mas de o fazer de modo voluntário porque acha que a outra pessoa o merece pela sua ajuda. O sentimento de obrigação não é característico de pura gratidão. Querer ajudar alguém que teve a amabilidade de nos ajudar deve ser feito com o coração, fazemo-lo porque é nossa intenção pura, não porque é suposto ou porque temos a obrigação disso.

 

Gratidão não é vangloriar intencionalmente alguém, não é tentar agradar com algum propósito, não é submeter-se a ninguém, não é ser inferior. A gratidão é um sentimento de igualdade, é um sentimento puro de reconhecimento da ajuda de outra pessoa. A gratidão caminha lado a lado com o amor. O oposto do amor não é o ódio mas sim a indiferença.

“Quem não ama é o que ignora, o ingrato, o indiferente.” (autor desconhecido)

Infelizmente, hoje em dia, ajudar alguém tem normalmente por base um outro propósito que não o de ajuda, não se ajuda pela simples satisfação de o fazer mas porque pretendemos obter algo em troca, seja dinheiro, favores ou qualquer outra coisa. Considero que nesse caso a “ajuda” ganha um outro nome. Hoje em dia existem poucas pessoas que verdadeiramente ajudam, a maioria age por interesse.

“A gratidão da maioria dos homens não passa de um desejo secreto de receber maiores favores.” - François La Rochefoucauld

Agimos desse modo porque fomos educados nesse sentido, directa ou indirectamente foi-nos transmitido esse ensinamento (ler mais sobre educação). Mas não somos apenas educados pelos outros, também temos a capacidade de nos educarmos a nós próprios. Somos o resultado dos ensinamentos que nos transmitiram mas com a maturidade vamos aprendendo que nem todos esses ensinamentos são correctos, e é aí que a pessoa se distingue dos demais. Viver verdadeiramente implica ser capaz de reconhecer que nem todas as suas acções foram correctas, que houve erros cometidos pelo caminho, más escolhas, más decisões, mas que tudo isso faz parte de quem a pessoa é no presente, aprendemos com as adversidades. Aprendemos com os nossos erros e até mesmo com os dos outros, é uma capacidade que temos e que, por vezes, nos esquecemos de usar.

Agradecer o que temos é a melhor maneira de conseguirmos mais. Como podemos achar que merecemos melhor se nem sabemos dar valor ao que temos? Aprendamos primeiro a valorizar o que temos para sermos merecedores de mais e melhor. Sermos gratos pelo que temos é um grande sinal de maturidade.

" Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito." - Chico Xavier

Por isso agradeço a todos os que me apoiam, aos que caminham a meu lado, um sincero obrigado. Mas também aos que me tentam deitar abaixo, um obrigado por me darem mais força para lutar, para vos mostrar que estão enganados e que sou muito mais forte do que vocês imaginam. Não sou superior, vocês é que se acham superiores a mim. Lutem pela vossa felicidade pois ao contrário de vocês, é isso que sinceramente vos desejo. A minha felicidade não depende da vossa. Sejam felizes e gratos por cada dia ;)

Outros artigos: Acreditar; Humildade; Desabafo da minha luta