Novo projecto

19-10-2013 15:22

Há uns dias atrás duas pessoas perguntaram-me sobre os meus textos, se por um lado isso me recorda de que devia dedicar-me mais por outro fico muito contente por saber que existe alguém que efectivamente os lê. Apesar de ser verdade que podia dedicar-me mais um pouco também é verdade que tenho trabalhado em algo que ainda só partilhei com duas pessoas e que hoje partilho com quem o ler.

No inicio de Setembro vi um filme (As Serviçais, 2011) que conta a história de uma rapariga aspirante a escritora que durante o movimento dos direitos civis da década de 1960 decide escrever um livro detalhando o ponto de vista das empregadas Afro-Americanas sobre as famílias brancas para as quais trabalham e das dificuldades que elas atravessam diariamente (descrição IMDB). No final deste filme eu percebi que eu também tenho uma história a contar, eu tenho a minha história para contar. Não é simplesmente uma autobiografia, não é simplesmente sobre mim. É a história de quem sofreu depressão e do que sentiu durante essa fase.

Andei à deriva durante bastante tempo sem saber exactamente sobre aquilo que queria escrever apenas sabia que só escreveria sobre algo que eu achasse que valeria a pena ser lido. Estatisticamente não sei quais as percentagens de pessoas que têm ou tiveram depressão e sinceramente não são os números que me interessam mas sim as pessoas. Eu escrevo isto para contar ao mundo a minha história como eu a vivi e como eu a senti. Não existe pior sentimento do que sentir que não somos compreendidos e isso aplica-se a qualquer pessoa e não apenas a quem tem ou teve depressão. Não existe pior sentimento do que estar numa sala cheia de gente e sentirmo-nos sozinhos.

Normalmente as pessoas com depressão são vistas como fracas. Acho que no fundo não passamos de incompreendidos, que no meio de tanta incompreensão acabamos por perder a compreensão sobre nós próprios. Presumo que existam muitos livros e muitos estudos de como curar a depressão mas já alguém tentou realmente perceber o que sente quem tem? Um braço partido é fácil de ser curado, uma depressão não é tão simples assim. A depressão tem por base um desequilíbrio emocional e não é com gesso que se cura. Acho que mais do que tentar simplesmente curar alguém é preciso perceber o que realmente é a depressão e o que essa pessoa sente. Acho que só assim é possível efectivamente ajudar alguém porque encher alguém com comprimidos que irão enganar o cérebro em relação à quantidade de hormonas não passa de uma ilusão passageira se o que a pessoa sente não for tido em consideração e não houver “tratamento” também nessa parte.

Não tenho vergonha da história que tenho para contar. Não me acho fraca por tudo o que passei, nem me acho superior por ter consigo superar. Eu preciso de escrever isto, não apenas por mim mas em nome de todas as pessoas que têm depressão e que se sentem perdidas de si próprias. Sei que cada pessoa é diferente e a minha história embora possa ser similar a muitas outras não se aplica integralmente a todas as pessoas que têm ou tiveram depressão mas também sei e espero que a minha história possa ajudar não só quem tem depressão a não se sentir tão perdido mas também às pessoas que rodeiam a perceber o que essas pessoas sentem.

Deixo-vos com um parágrafo do que já tenho escrito:

Mais uma vez me tentas iludir com falsas promessas. Mais uma vez me tentas encher de falsas esperanças. Essas que em tempos me enchiam o coração agora apenas me recordam de todas as vezes que esse coração cheio foi substituído por lágrimas, lágrimas de desilusão. Não posso permitir que me continues a fazer isso. Para ti sempre foram meras palavras mas para mim sempre significaram mais que isso. Mas não mais, não mais me deixo levar pelas tuas promessas. Preciso dos teus actos porque as tuas palavras já não me confortam. Preciso do teu carinho e da tua atenção, não das tuas promessas. As tuas promessas são agora as palavras mais cruéis que me podes dizer. Nada magoa mais que a promessa de algo que não vai acontecer e pior que não acontecer é saber que nunca houve intenção de ser tornado real.

 

O meu muito obrigado por todo o apoio :)

Outros artigos: A minha intenção por trás deste projecto; Poder do abraço