Oportunidades

24-06-2013 20:49

A monotonia torna-se, para muitos, uma tentação, mas já tentámos perceber o que realmente nos atrai? Será segurança? Estabilidade? Conforto? Na minha opinião é algo mais simples que tudo isso, medo. Temos medo de arriscar e fraquejar, perdemo-nos de nós próprios ao deixarmo-nos dominar por esse medo e é isso que realmente nos impede de conseguir tudo aquilo que desejamos.

No ano passado demiti-me do meu trabalho onde já estava fixa para partir para uma nova aventura. Para alguns foi uma decisão louca, país em crise e eu arrisquei o meu trabalho certo por algo incerto. Para mim foi uma excelente decisão, aprendi muito naquele trabalho mas achei que estava na altura de aprender algo novo noutro lugar. Algumas pessoas disseram que eu tive muita sorte, eu não acho que foi sorte, eu desejei isto e arrisquei. Fiz as malas, comprei bilhete e segui rumo à capital inglesa. Vim para aqui sem ter trabalho ou casa e dependendo apenas de mim própria para o que se seguiria. Arranjei trabalho, arranjei casa e por aqui sigo, talvez um dia me apeteça um novo desafio e parta para uma nova aventura, uma nova aprendizagem, porque para mim é isso que tudo representa. Não dependo de oportunidades caídas do céu, eu crio as minhas próprias oportunidades e determino o rumo da minha vida.

Aquilo que me distingue de outros sonhadores foi o facto de eu ter tomado uma atitude e criado a minha própria oportunidade. Não importa qual é o sonho, se parece demasiado complicado e ou demasiado simples que até pensamos nem valer a pena, o que não vale a pena é desperdiçarmos a nossa vida fugindo dos nossos sonhos. De nada adianta termos a cabeça cheia de sonhos se somos incapazes de tomar uma atitude. Primeiro de tudo temos de acreditar em nós próprios e procurar ideias de como tornar realidade. Não podemos querer alcançar algo esperando acordar um dia e isso simplesmente se ter tornado realidade, para tornar algo real é preciso agir, dar um passo nesse sentido e continuar caminhando. É claro que não podemos esperar conseguir tudo de um dia para o outro mas é preciso dar um passo para seguir em frente porque se não nos mexermos apenas continuamos no mesmo sítio.

“A distância entre o sonho e a conquista chama-se atitude.” - Seixa Lemos

Oportunidade é arriscar, nem sempre as coisas correm bem mas as experiências são necessárias para progredirmos. De oportunidades falhadas (oportunidades arriscadas mas que não deram o resultado inicialmente esperado) também surgem oportunidades que não surgiriam se outras tivessem dado certo. O importante não é que tudo corra sempre bem mas que sempre aprendamos algo mais. Quantas oportunidades não deixamos passar por medo? Sim medo, esse medo que deixamos tomar conta da nossa vida quando se trata de mudar o que quer que seja, procuramos a estabilidade não porque nos faz mais feliz mas porque temos medo de arriscar.

“As pessoas que evitam os fracassos também evitam os sucessos.” Pai rico, pai pobre

Também eu tenho receios e já passei por uma fase na minha vida em que eram eles quem me controlavam, vivia apavorada, sentia-me sufocada com tanto medo mas um dia decidi acreditar, acreditar que havia outro caminho, que não tinha de sentir medo o tempo todo e arrisquei, o primeiro passo para conseguir deixar de me sentir dominada foi mudar aquilo que de mais poderoso possuímos, a nossa mente, mudei a minha mentalidade face á situação que atravessava e a partir daí tudo começou a ser mais fácil, aos poucos comecei a ver oportunidades que antes os meus olhos cegados pelo medo não viam.

Quando realmente queremos alguma coisa devemos lutar e não devemos desistir à primeira dificuldade, aprendemos com essas dificuldades que nos vão surgindo e reerguemo-nos para continuar o nosso caminho. A dimensão de um problema apenas depende da atenção que lhe damos, ou seja, o problema é tão grande quanto lhe permitirmos. Eu deixei de olhar para os problemas como obstáculos para passar a vê-los como desafios. Pode parecer uma pequena mudança de palavras mas na minha cabeça são duas coisas distintas, obstáculo é um impedimento e fecha-me as portas enquanto o desafio me faz pensar e estimula a procura de alternativas. Enquanto os obstáculos me impedem de avançar os desafios me aliciam pela aprendizagem.

O nosso maior erro é fecharmos as portas, desperdiçar as oportunidades de aprendizagem desculpando-nos com perda de tempo, aprender não é perder tempo, muito pelo contrário, pode não parecer útil na altura mas no futuro certamente será muito útil. Temos de acompanhar a evolução e não fecharmos as nossas cabeças apenas com ideias antigas para resolver problemas actuais. Evolução é inevitável, o rumo que essa evolução leva apenas depende das escolhas que fazemos.

Na minha opinião não existem oportunidades certas, existem atitudes que criam oportunidades e se algo dá certo ou errado apenas depende da nossa atitude. De nada adianta ter uma oportunidade aparente boa se não lhe soubermos dar uso. Não acredito na sorte ou no acaso, para mim o que faz a diferença é a atitude, é isso que realmente nos faz progredir.

Os que vencem nem sempre são os mais inteligentes mas são sempre os mais corajosos pois são esses que arriscam. Para ser feliz não é preciso esperar pela oportunidade certa basta criar oportunidades.

Outros artigos: Acreditar; Gratidão; Crise: impacto da falta de educação fin ceira