Bullying

15-11-2013 22:30

Hoje deparei-me com uma notícia triste e chocante: um rapaz de 14 anos cometeu suicídio após ser continuamente vítima de bullying na escola por ser ruivo. Falar sobre este assunto é pessoal, eu identifico-me com esta situação, sou ruiva e fui também vítima de bullying na escola. Cada vez que me deparo com este tipo de notícia sinto-me profundamente triste. Apesar de ter passado por uma depressão e conseguir identificar-me com o problema, não há duas pessoas iguais e só posso imaginar o quão desesperado o rapaz deveria estar para cometer tal acto.

Concordando ou não, e eu certamente que não concordo, o bullying faz parte das nossas vidas. Alguns de nós somos mais afectados que outros mas a determinada altura das nossas vidas todos fomos vítimas de bullying. E permitam-me que esclareça que bullying não se trata apenas de agressões físicas mas também, e na minha opinião o mais grave, de agressões psicológicas. A minha altura de ser vítima de bullying já aconteceu, sei como me senti e só posso desejar que outros não tenham de passar pelo mesmo.

Bullying não é uma brincadeira. É um assunto sério e deve ser tratado como tal. Não vou aprofundar muito sobre parar com o bullying embora certamente ache que não deveria acontecer tão frequentemente e tão facilmente como acontece. Acho que é verdadeiramente necessário apoiar quem é vítima de bullying. É importante ajudar a reconstruir a sua auto-confiança e ajudá-los a não se sentirem tão perdidos de si mesmos.

Sei o quanto custa, o quão difícil pode ser e o quanto nos pode afectar se sentirmos que ninguém nos compreende. Acredito que pior que o bullying em si é pedir ajuda e essa ser-nos recusada ou simplesmente ignorada. O pedido de ajuda pode surgir de diversas maneiras mas surge sempre. Algumas pessoas gritam em voz alta outros apenas se tentam refugiar a um canto. O que todos eles sentem é algo que apenas quem passou por semelhante situação pode compreender mas que todos devemos ser capazes de respeitar. Podemos não compreender completamente o que a pessoa está a sentir ou o pelo que está a passar mas devemos certamente ser capazes de pelo menos tentar compreender e apoiar.

Vítimas de bullying deixam sinais por todo o lado e basta prestar um pouco de atenção para os ver. Não podemos ignorar, temos de ajudar. Dispensar 5 minutos do nosso tempo para ouvi-los, compreende-los e encorajá-los. 5 minutos podem não significar muito para nós mas para uma vítima de bullying significam muito. 

Outros artigos: Mentalidade e discriminação; Amor e estereótipos; Homossexualidade